Pasar al contenido principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Georges St-Pierre - O elemento da liberdade

Por Thomas Gerbasi      

Medo. É um tópico tabu no mundo dos esportes de combate, um tabu rapidamente derrubado com coragem, clichês, ou um olhar de desdém.     

       

Um lutador pode dizer: ''Claro que fico nervoso, todos ficam".            

Assim, quando o campeão meio médio do UFC, Georges St-Pierre, é questionado se ainda fica nervoso antes de suas lutas, você espera ele afirmar que fica um pouco, mas ai vem uma surpresa     

       

"Eu fico com medo como se fosse o fim do mundo", ele diz. "Claro, eu fico nervoso. Eu sempre tenho dúvidas, estou sempre com medo, mas é o que faz corajoso, quando se faz alguma coisa com medo. Quando você faz alguma coisa sem medo, isso não é coragem".     

       

Muitos diriam que não há nada mais corajoso do que enfrentar um atleta que tem treinado para derrotá-lo. Portanto, se a lógica de St-Pierre está correta, cada lutador deve ter alguma dose de medo nele antes de entrar no octógono. E ele provavelmente está certo, mas poucos vieram e disseram isso tão abertamente como o rei dos 77 quilos.    

       

Talvez seja porque ele é o melhor meio médio no mundo, um campeão que vingou suas duas derrotas, derrotando quem quer que se no esporte, e feito de uma forma que o seu adversário da noite de sábado, o legítimo desafiante Dan Hardy, é decididamente o azarão entrando na luta principal do UFC 111 no Prudential Center em Newark, Nova Jersey. Então, quando você é tão bom, você pode se dar ao luxo de ser honesto e falar o que vem a cabeça.     

       

E quando o dinheiro e a fama estão bem, a liberdade é o que todos realmente querem, e St-Pierre admite que em 28 anos de idade, ele agora tem o que ele sempre quis.     

       

"O bom é que eu tenho a liberdade", ele disse quando perguntado qual é a melhor parte de ser Georges St-Pierre é. "Eu faço o que eu quiser quando eu quiser. Eu gosto da liberdade e da relação de quanto mais treino, o melhor são os resultados".    

       

Infelizmente para os seus adversários, ele treina mais do que a maioria e quando ele diz que ele pode fazer o que ele quer, quando quer fazê-lo, isso não significa que encomendar um cheeseburger altas horas da noite, ele apenas se refere a suas atuações no octógono.     

       

Mas você não irá ouvi-lo dizer issp, ele continua a ser humilde e modesto, e mesmo Hardy, um mestre notório na arte da guerra mental e verbal, não passou para a ofensiva que ele tem para lutas anteriores contra GSP. Isso surpreendeu o campeão?     

       

"Se ele diz que coisas ruins sobre mim, eu vou responder, eu não sou uma vítima", ele disse. "Mas eu sempre respeito os meus adversários. É a minha mentalidade de que para fazer este trabalho você tem que passar por uma série de obstáculos para chegar onde você está agora, e eu tenho muito respeito por isso".     

       

St-Pierre também tem muito respeito por Hardy, apesar do que as apostas vem dizendo    

       

"Ele é o cara mais perigoso que eu lutei até agora na minha carreira, porque ele é subestimado e ele não tem nada a perder.    

       

"Eu só preciso lembrar o que aconteceu comigo quando eu lutei Serra pela primeira vez", ele disse. "Eu não quero que aconteça duas vezes."     

       

A primeira luta com o Serra é o pára-raios para todos os adversários de St-Pierre desde aquela noite no Texas, em abril de 2007, e talvez para o próprio. Depois de ser derrotado pelo atleta de novaiorquino e de perder o seu cinturão, St-Pierre se sentiu devastado e ele nunca esqueceu aquele sentimento. Portanto, apesar de todo seu sucesso - obtendo o seu cinturão de volta da Serra, batendo Penn em uma revanche muito esperada, despachando dois grandes desafiantes em Fitch e Pitbull - ele não vai se colocar em um pedestal.     

       

"Eu nunca estou confiante, estou sempre com medo de perder", disse ele. "Não existe tal coisa como um homem invencível e todos passíveis de serem derrotados".     

       

Os oponentes apontam a sua primeira derrota na luta contra o herói Hughes em 2004, e a derrota por nocaute contra Serra, como sinais de fraqueza. Mas o que parece ser esquecido é o seu esforço na vitória contra Penn em sua primeira luta, sua graça, sob pressão, quando enfrentou e derrotou o único homem que o nocauteou - Serra - na frente de mais de 20.000 fãs de Montreal, e a sua capacidade de manter firme diante de Thiago depois de romper o músculo adutor direito durante o combate.     

       

Assim, talvez a chave para vencer Georges St-Pierre não é incidindo sobre o que não está lá, mas o que é. Talvez Dan Hardy, apesar da sua conversa que GSP tem queixo de vidro e não é mentalmente forte, está enfocado no lutador na frente dele e não no 'ses' que uma luta possue. Se ele fizer isso, ele poderá se tornar o primeiro lutador britânico a ganhar um título no UFC. Se não, você pode ter certeza que St-Pierre está fazendo a coisa certa. Ele não está pensando sobre os outros contendores até 77kg, uma luta com  Anderson Silva até 84kg, ou tentar entrar para a equipe de wrestling olímpico canadense.     

       

"Apenas uma luta de cada vez", disse ele. "Eu apenas foco no Dan Hardy".     

       

A maior liberdade é essa simplicidade, e essa singularidade. Se você acha St-Pierre quer desistir disso, você vai ter que fazê-lo passar pelo pior momento possível para tirar isso dele.